Anúncio da criação de um grupo escolar em Corumbá, Mato Grosso Novas referências para o ensino da matemática elementar

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Keywords:

Instrução Pública, Ensino Primário, Matemática

Abstract

O presente artigo apresenta um estudo na perspectiva da história cultural que teve por objetivo verificar as possíveis transformações propostas para o ensino da
matemática elementar da escola primária na cidade. de Corumbá, no período de 1908 a 1924. Utilizamos aporte teórico-metodológico que lista André Chervel (1990), Le Goff (1990), Dominique Julia (1995) e Marc Bloch (2002). Assim, realizamos um levantamento na Biblioteca Nacional Digital Brasil - Hemeroteca, e repositório da UFSC, com o objetivo de verificar fontes, como artigos de jornais e legislações do ensino primário em Mato Grosso em tal período. A análise dos documentos entrados possibilitou inferir que o ensino primário com várias faixas etárias e séries diferentes, prejudicava tanto o trabalho do professor quanto a aprendizagem dos alunos, ocasionando em resultados insatisfatórios nos exames. Também é possível considerar que a população de Corumbá ansiava por uma modernização do ensino primário, o qual à época era fundamentado na tabuada decorada e nas lições cantadas e repetitivas. Tomando como referência o ensino em São Paulo, parecia ser desejado
uma transformação não só no método de ensino, mas em toda a estrutura da Instrução Pública Primária do município. É possível inferir que o período foi marcado por uma transição entre um ensino tradicional e um ensino intuitivo, havendo simultaneamente presentes no ensino da matemática elementos do ensino intuitivo como tradicional.

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Author Biographies

Odair Gonçalves Marquez, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor de
matemática na Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SEDMS), Corumbá, MS, Brasil.
Professor de matemática na Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Corumbá, MS, Brasil. Endereço para
correspondência: Rua. Rio Grande do Sul, 14, Cristo Redentor, Corumbá, MS, Brasil, CEP: 79311-100.  

Edilene Simões da Costa Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora do Instituto de Matemática da UFMS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação
Matemática, no qual orienta pesquisas no eixo: História, Filosofia e Educação Matemática. Possui doutorado em
Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Brasília.   Lattes:
http://lattes.cnpq.br/4416986244015282

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Published

2021-06-07

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How to Cite

GONÇALVES MARQUEZ, O.; DA COSTA SANTOS, E. S. Anúncio da criação de um grupo escolar em Corumbá, Mato Grosso Novas referências para o ensino da matemática elementar. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 147–162, 2021. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/16. Acesso em: 19 may. 2024.