Anúncio da criação de um grupo escolar em Corumbá, Mato Grosso Novas referências para o ensino da matemática elementar
Palavras-chave:
Instrução Pública, Ensino Primário, MatemáticaResumo
O presente artigo apresenta um estudo na perspectiva da história cultural que teve por objetivo verificar as possíveis transformações propostas para o ensino da
matemática elementar da escola primária na cidade. de Corumbá, no período de 1908 a 1924. Utilizamos aporte teórico-metodológico que lista André Chervel (1990), Le Goff (1990), Dominique Julia (1995) e Marc Bloch (2002). Assim, realizamos um levantamento na Biblioteca Nacional Digital Brasil - Hemeroteca, e repositório da UFSC, com o objetivo de verificar fontes, como artigos de jornais e legislações do ensino primário em Mato Grosso em tal período. A análise dos documentos entrados possibilitou inferir que o ensino primário com várias faixas etárias e séries diferentes, prejudicava tanto o trabalho do professor quanto a aprendizagem dos alunos, ocasionando em resultados insatisfatórios nos exames. Também é possível considerar que a população de Corumbá ansiava por uma modernização do ensino primário, o qual à época era fundamentado na tabuada decorada e nas lições cantadas e repetitivas. Tomando como referência o ensino em São Paulo, parecia ser desejado
uma transformação não só no método de ensino, mas em toda a estrutura da Instrução Pública Primária do município. É possível inferir que o período foi marcado por uma transição entre um ensino tradicional e um ensino intuitivo, havendo simultaneamente presentes no ensino da matemática elementos do ensino intuitivo como tradicional.
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Referências
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