FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque

Autores

Palavras-chave:

Formação de professores, Saberes objetivados, Irene de Albuquerque, Expert

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, a partir de estudos já realizados por pesquisadores do GHEMAT-Brasil, evidenciar as contribuições da professora Irene de Albuquerque, no sentido de conhecer suas funções e ações em atividades relacionadas à sua expertise na objetivação dos saberes. Como referencial teórico-metodológico foram considerados estudos recentes que abordam saberes profissionais docentes. Este estudo permite afirmar que a professora Irene de Albuquerque, com base nos saberes de sua experiência, nas diversas funções e ações que exerceu e nos manuais que publicou, contribuiu com a sistematização de saberes que se tornaram referência para cursos de formação de professores no Brasil, podendo ser considerada uma expert.

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Biografia do Autor

Rosimeire Aparecida Soares Borges, Universidade Bandeirante de São Paulo

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN). Professora do
Mestrado em Educação na Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil.
Endereço para correspondência: Rua Coronel Joaquim Roberto Duarte, 700, AP 102A, Nossa Senhora
Aparecida, Pouso Alegre, Minas Gerais, Brasil, CEP: 35553-502.  

Elania Kelly de Araújo Sousa, Universidade do Vale do Sapucaí

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS), Pouso Alegre, Minas Gerais,
Brasil. Endereço para correspondência: Rua dos Ipês, 177, Boa Vista II, Paraisópolis, Minas Gerais, Brasil, CEP:
37660-000.  

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Publicado

2021-06-07

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Como Citar

SOARES BORGES, R. A. .; DE ARAÚJO SOUSA, E. K.; DUARTE, A. R. S. FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: estudos que abordam a expertise da educadora Irene de Albuquerque. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 179–204, 2021. Disponível em: http://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/18. Acesso em: 19 maio. 2024.