História da educação matemática: O ensino de frações e números decimais no final do século XIX

Authors

Keywords:

frações, decimais, livro didático

Abstract

Este artigo analisa o ensino de aritmética nos primeiros anos escolares em finais do século XIX, por meio de três livros didáticos escritos e utilizados na época. O texto tem como objetivo compreender as opções tomadas pelos autores relativamente ao ensino das frações e dos números decimais. Em que ordem esses temas estavam colocados na aritmética das obras? E como justificar as diferentes opções?

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Larissa Laus, Universidade Federal de São Paulo

Graduanda na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Bolsista de Iniciação Científica naFundação de
Amparo a Pesquisa de São Paulo (FAPESP), São Paulo, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Rua
Araçazeiro, 255, casa, Guainases, São Paulo, SP, Brasil, CEP: 084111-530.  

References

ADELINO, P. R.O que ensinar primeiro: frações ou números decimais? Anais da Anped Sudeste, 2014. Disponível em: https://anpedsudeste2014.files.wordpress.com/2015/04/paularesende-adelino.pdf. Acesso em: 21 de mai. 2020.

COLÇAÇO, F.N. Aritmética prática. Pernambuco, 1888. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100348. Acesso em: 18 de mai. 2020

COSTA, D.A. A aritmética escolar (livro do mestre) de roca dordal no ensino primário em santa catarina na primeira metade do século XX. Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 85-101, jan./abr. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167438. Acesso em 06 de jun. 2020.

DORDAL, R.R. Aritmética escolar. Atibaia, 1891. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1774. Acesso em: 19 de mai. 2020.

DORDAL. R.R. Livro do mestre. 1905. Santa Catarina, 1915. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126787. Acesso em 04 de jun. 2020.

LOBO, J.T.S. Aritmética para meninos. Porto Alegre, 1978. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161370. Acesso em: 17 de mai. 2020.

OLIVEIRA,Maria Cristina Araújo; PINTO,Neuza Bertoni; Valente, Wagner Rodrigues. A aritmética, a geometria e o desenho: a matemática nos primeiros anos escolares São
Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.

VALENTE. W. R. Livrodidático e educação matemática:uma história inseparável. FE –Unicamp – v. 16 – n. 30 – jul./dez. - 2008

Published

2021-06-07

Métricas


Visualizações do artigo: 340     PDF (Português (Brasil)) downloads: 179

How to Cite

LAUS, L. História da educação matemática: O ensino de frações e números decimais no final do século XIX . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 97–112, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/13. Acesso em: 21 nov. 2024.