História da educação matemática: O ensino de frações e números decimais no final do século XIX
Mots-clés :
frações, decimais, livro didáticoRésumé
Este artigo analisa o ensino de aritmética nos primeiros anos escolares em finais do século XIX, por meio de três livros didáticos escritos e utilizados na época. O texto tem como objetivo compreender as opções tomadas pelos autores relativamente ao ensino das frações e dos números decimais. Em que ordem esses temas estavam colocados na aritmética das obras? E como justificar as diferentes opções?
Téléchargements
Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
Métriques
Chargements des métriques ...
Références
ADELINO, P. R.O que ensinar primeiro: frações ou números decimais? Anais da Anped Sudeste, 2014. Disponível em: https://anpedsudeste2014.files.wordpress.com/2015/04/paularesende-adelino.pdf. Acesso em: 21 de mai. 2020.
COLÇAÇO, F.N. Aritmética prática. Pernambuco, 1888. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100348. Acesso em: 18 de mai. 2020
COSTA, D.A. A aritmética escolar (livro do mestre) de roca dordal no ensino primário em santa catarina na primeira metade do século XX. Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 85-101, jan./abr. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167438. Acesso em 06 de jun. 2020.
DORDAL, R.R. Aritmética escolar. Atibaia, 1891. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1774. Acesso em: 19 de mai. 2020.
DORDAL. R.R. Livro do mestre. 1905. Santa Catarina, 1915. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126787. Acesso em 04 de jun. 2020.
LOBO, J.T.S. Aritmética para meninos. Porto Alegre, 1978. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161370. Acesso em: 17 de mai. 2020.
OLIVEIRA,Maria Cristina Araújo; PINTO,Neuza Bertoni; Valente, Wagner Rodrigues. A aritmética, a geometria e o desenho: a matemática nos primeiros anos escolares São
Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
VALENTE. W. R. Livrodidático e educação matemática:uma história inseparável. FE –Unicamp – v. 16 – n. 30 – jul./dez. - 2008
COLÇAÇO, F.N. Aritmética prática. Pernambuco, 1888. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100348. Acesso em: 18 de mai. 2020
COSTA, D.A. A aritmética escolar (livro do mestre) de roca dordal no ensino primário em santa catarina na primeira metade do século XX. Florianópolis, v. 34, n. 1, p. 85-101, jan./abr. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/167438. Acesso em 06 de jun. 2020.
DORDAL, R.R. Aritmética escolar. Atibaia, 1891. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/1774. Acesso em: 19 de mai. 2020.
DORDAL. R.R. Livro do mestre. 1905. Santa Catarina, 1915. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/126787. Acesso em 04 de jun. 2020.
LOBO, J.T.S. Aritmética para meninos. Porto Alegre, 1978. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/161370. Acesso em: 17 de mai. 2020.
OLIVEIRA,Maria Cristina Araújo; PINTO,Neuza Bertoni; Valente, Wagner Rodrigues. A aritmética, a geometria e o desenho: a matemática nos primeiros anos escolares São
Paulo: Editora Livraria da Física, 2020.
VALENTE. W. R. Livrodidático e educação matemática:uma história inseparável. FE –Unicamp – v. 16 – n. 30 – jul./dez. - 2008
Téléchargements
Publiée
2021-06-07
Métricas
Visualizações do artigo: 345 PDF (Português (Brasil)) downloads: 184
Comment citer
LAUS, L. História da educação matemática: O ensino de frações e números decimais no final do século XIX . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 97–112, 2021. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/13. Acesso em: 3 déc. 2024.
Numéro
Rubrique
Artigos