A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM UM CADERNO ESCOLAR DO SEGUNDO ANO DO ENSINO PRIMÁRIO (1963)

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.45

Palabras clave:

Cadernos escolares; Resolução de problemas; Matemática.

Resumen

O presente artigo teve como objetivo investigar a resolução de problemas matemáticos em um caderno escolar do segundo ano do ensino primário do ano de 1963, pertencente a aluna Gisela Hornburg. A seleção do caderno foi realizada a partir do Repositório de Conteúdo Digital (RCD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este estudo apoia-se nos pressupostos metodológicos da História Cultural com base em Duarte (2017) e Valente (2013).  Foram apresentadas algumas considerações acerca dos cadernos escolares como uma fonte relevante para pesquisas em história da educação e da resolução de problemas com um viés histórico.  Os resultados deste estudo demostraram como os problemas estão dispostos no caderno, e indícios de como eram trabalhados à época.

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Biografía del autor/a

Alice Estefanie Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Bolsista Capes, Maceió, Alagoas, Brasil. E-mail: alice_estefanie@hotmail.com.

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Publicado

2021-12-28

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Cómo citar

SILVA, A. E. P. da. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM UM CADERNO ESCOLAR DO SEGUNDO ANO DO ENSINO PRIMÁRIO (1963) . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–15, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.45. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/45. Acesso em: 3 dic. 2024.

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