A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM UM CADERNO ESCOLAR DO SEGUNDO ANO DO ENSINO PRIMÁRIO (1963)
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.45Palabras clave:
Cadernos escolares; Resolução de problemas; Matemática.Resumen
O presente artigo teve como objetivo investigar a resolução de problemas matemáticos em um caderno escolar do segundo ano do ensino primário do ano de 1963, pertencente a aluna Gisela Hornburg. A seleção do caderno foi realizada a partir do Repositório de Conteúdo Digital (RCD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este estudo apoia-se nos pressupostos metodológicos da História Cultural com base em Duarte (2017) e Valente (2013). Foram apresentadas algumas considerações acerca dos cadernos escolares como uma fonte relevante para pesquisas em história da educação e da resolução de problemas com um viés histórico. Os resultados deste estudo demostraram como os problemas estão dispostos no caderno, e indícios de como eram trabalhados à época.
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