A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM UM CADERNO ESCOLAR DO SEGUNDO ANO DO ENSINO PRIMÁRIO (1963)
DOI:
10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.45Palavras-chave:
Cadernos escolares; Resolução de problemas; Matemática.Resumo
O presente artigo teve como objetivo investigar a resolução de problemas matemáticos em um caderno escolar do segundo ano do ensino primário do ano de 1963, pertencente a aluna Gisela Hornburg. A seleção do caderno foi realizada a partir do Repositório de Conteúdo Digital (RCD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este estudo apoia-se nos pressupostos metodológicos da História Cultural com base em Duarte (2017) e Valente (2013). Foram apresentadas algumas considerações acerca dos cadernos escolares como uma fonte relevante para pesquisas em história da educação e da resolução de problemas com um viés histórico. Os resultados deste estudo demostraram como os problemas estão dispostos no caderno, e indícios de como eram trabalhados à época.
Downloads
Métricas
Referências
CADERNO DE ARITMÉTICA– 3º ano. SC, 1963. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/170591/Caderno%20J%20-%20reduce.pdf?sequence=3&isAllowed=y . Acesso em: 29 jun. 2021.
CARVALHO, Mercedes. Problemas? Mas que problemas?! Estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. 3. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
CARVALHO, Mercedes.; PRADO, Edna Cristina do; NASCIMENTO, Girlayne Brown dos Santos. Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 13, p. 122-142, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/197236/Cadernos%20escolares...pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 29 jun.2021.
COSTA, David Antonio da; VALENTE, Wagner Rodrigues. O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de história da educação matemática. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 1, n. 1, p. 96-110, jul./dez. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160925/O%20reposit%c3%b3rio%20de%20conte%c3%bado%20digital%20nas%20pesquisas%20de%20hist%c3%b3ria%20da%20educa%c3%a7%c3%a3o%20matem%c3%a1tica.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 15 jul. 2021.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2ªed. São Paulo: Ática, 1998.
DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva. História da educação matemática: trajetos investigativos. HISTEMAT, v. 3, p. 41-55, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189567. Acesso em: 15 jul. 2021.
FERNANDES, Elisabete Pereira; CARVALHO, Mercedes A Matemática nas escolas primárias de Alagoas de 1920 – 1960: um olhar para o trabalho com resolução de problemas. XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares? Natal – Rio Grande do Norte, 2016.
FILHO, Miguel Ribeiro. Resolução de Problemas na Escola Primária. Revista do Professor, Ano XX, mar./maio, SP, 1962. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/130566 Acesso em: 20 jul.2021.
FRIZZARINI, Claudia Regina Boen; COSTA, David Antonio. Cadernos escolares brasileiros e franceses: seus metadados para a história da educação matemática. Revista de história da educação matemática, v. 3, p. 89-104, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/185337/CADERNOS%20ESCOLARES%20BRASILEIROS%20E%20FRANCESES_seus%20metadados%20para%20a%20hist%c3%b3ria%20da%20educa%c3%a7%c3%a3o%20matem%c3%a1tica.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 jun.2021.
GIUSTI, Bruna Lima Ramos.; GODOI, Anieli Joana da; COSTA, David Antonio. Cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, p. 315-333, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/213518/Cadernos%20escolares%20como%20patrim%c3%b4nio%20da%20educa%c3%a7%c3%a3o%20brasileira.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 26 jun.2021.
GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio. da. Saberes em transformação na Matemática Moderna: os cadernos escolares de alunos do ensino primário (1960-1969). Revista de História da Educação Matemática, ano 6, n.1, 2020. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/301 . Acesso em: 20 jul.2021.
HÉBRARD, Jean. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar (França- Séculos XIX e XX). Revista Brasileira de História da Educação. Campinas-SP: Editora Autores Associados. SBHE: 2001, jan/jun, v. 1, p. 115- 141.
MIGNOT, Chrystina Venancio. Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. v. 1. 270p.
MONTILLA, Francisca. O problema matemático. Revista do Ensino, Porto Alegre, v. 4, n. 25, p.7-8, 1954. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127524
Acesso em: 15 Jul. 2021.
ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino Aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In.: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 199-218.
PEREIRA, Elis Regina; MOCROSKY, Luciane Ferreira. A Resolução de Problemas no ensino da matemática: perspectivas para a prática pedagógica. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2010. Curitiba: SEED/PR., 2010. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_utfpr_mat_artigo_elis_regina_pereira.pdf . Acesso em: 29. Jun de 2021.
POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e Adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
RICO, Aurora Vicente. Problema dos Problemas. Revista de Educação. São Paulo: n. 67, 1961.Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/128320. Acesso em: 10. Jul de 2021.
RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. O uso didático da calculadora no Ensino Fundamental: possibilidades e desafios. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofias e Ciências, Universidade de São Paulo, Marília, 2003.
STANICK, G.M.A.; KILPATRICK, J. Historical Perspectives on Problem Solving in the Mathematics Curriculum. In: CHARLES, R.I; SILVER, E.A. (Eds.) The Teaching and Assessing of Mathematical Problem Solving: Research Agenda for Mathematics 18, 1989.
VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, Natal,(RN). Ano 8, n.12, p. 22-50, Jan-Jun. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160384. Acesso em 28 jun. 2021.
VIRGENS, Wellington Pereira das. Resolução de problemas: história e perspectivas atuais. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba – Paraná, 2013. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/3240_1017_ID.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
VIÑAO, Antonio. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: A. C.V. Mignot. Cadernos à vista: Escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008, p. 15-
Downloads
Publicado
Métricas
Visualizações do artigo: 509 PDF downloads: 215