A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM UM CADERNO ESCOLAR DO SEGUNDO ANO DO ENSINO PRIMÁRIO (1963)

Auteurs

DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.45

Mots-clés :

Cadernos escolares; Resolução de problemas; Matemática.

Résumé

O presente artigo teve como objetivo investigar a resolução de problemas matemáticos em um caderno escolar do segundo ano do ensino primário do ano de 1963, pertencente a aluna Gisela Hornburg. A seleção do caderno foi realizada a partir do Repositório de Conteúdo Digital (RCD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Este estudo apoia-se nos pressupostos metodológicos da História Cultural com base em Duarte (2017) e Valente (2013).  Foram apresentadas algumas considerações acerca dos cadernos escolares como uma fonte relevante para pesquisas em história da educação e da resolução de problemas com um viés histórico.  Os resultados deste estudo demostraram como os problemas estão dispostos no caderno, e indícios de como eram trabalhados à época.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Biographie de l'auteur

Alice Estefanie Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Bolsista Capes, Maceió, Alagoas, Brasil. E-mail: alice_estefanie@hotmail.com.

Références

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental. MEC- SEF, 1997.

CADERNO DE ARITMÉTICA– 3º ano. SC, 1963. Recuperado de: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/170591/Caderno%20J%20-%20reduce.pdf?sequence=3&isAllowed=y . Acesso em: 29 jun. 2021.

CARVALHO, Mercedes. Problemas? Mas que problemas?! Estratégias de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. 3. ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

CARVALHO, Mercedes.; PRADO, Edna Cristina do; NASCIMENTO, Girlayne Brown dos Santos. Cadernos Escolares: marcas de um tempo de aulas de matemática. Revista de Matemática, Ensino e Cultura, v. 13, p. 122-142, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/197236/Cadernos%20escolares...pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 29 jun.2021.

COSTA, David Antonio da; VALENTE, Wagner Rodrigues. O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de história da educação matemática. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 1, n. 1, p. 96-110, jul./dez. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/160925/O%20reposit%c3%b3rio%20de%20conte%c3%bado%20digital%20nas%20pesquisas%20de%20hist%c3%b3ria%20da%20educa%c3%a7%c3%a3o%20matem%c3%a1tica.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 15 jul. 2021.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2ªed. São Paulo: Ática, 1998.

DUARTE, Aparecida Rodrigues Silva. História da educação matemática: trajetos investigativos. HISTEMAT, v. 3, p. 41-55, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189567. Acesso em: 15 jul. 2021.

FERNANDES, Elisabete Pereira; CARVALHO, Mercedes A Matemática nas escolas primárias de Alagoas de 1920 – 1960: um olhar para o trabalho com resolução de problemas. XIV Seminário Temático Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares? Natal – Rio Grande do Norte, 2016.

FILHO, Miguel Ribeiro. Resolução de Problemas na Escola Primária. Revista do Professor, Ano XX, mar./maio, SP, 1962. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/130566 Acesso em: 20 jul.2021.

FRIZZARINI, Claudia Regina Boen; COSTA, David Antonio. Cadernos escolares brasileiros e franceses: seus metadados para a história da educação matemática. Revista de história da educação matemática, v. 3, p. 89-104, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/185337/CADERNOS%20ESCOLARES%20BRASILEIROS%20E%20FRANCESES_seus%20metadados%20para%20a%20hist%c3%b3ria%20da%20educa%c3%a7%c3%a3o%20matem%c3%a1tica.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 26 jun.2021.

GIUSTI, Bruna Lima Ramos.; GODOI, Anieli Joana da; COSTA, David Antonio. Cadernos escolares como patrimônio da educação brasileira. ACERVO: Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 2, p. 315-333, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/213518/Cadernos%20escolares%20como%20patrim%c3%b4nio%20da%20educa%c3%a7%c3%a3o%20brasileira.pdf?sequence=1&isAllowed=y . Acesso em: 26 jun.2021.

GODOI, Anieli Joana de; COSTA, David Antonio. da. Saberes em transformação na Matemática Moderna: os cadernos escolares de alunos do ensino primário (1960-1969). Revista de História da Educação Matemática, ano 6, n.1, 2020. Disponível em: http://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/301 . Acesso em: 20 jul.2021.

HÉBRARD, Jean. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar (França- Séculos XIX e XX). Revista Brasileira de História da Educação. Campinas-SP: Editora Autores Associados. SBHE: 2001, jan/jun, v. 1, p. 115- 141.

MIGNOT, Chrystina Venancio. Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. 1. ed. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008. v. 1. 270p.
MONTILLA, Francisca. O problema matemático. Revista do Ensino, Porto Alegre, v. 4, n. 25, p.7-8, 1954. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/127524
Acesso em: 15 Jul. 2021.

ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino Aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In.: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 199-218.

PEREIRA, Elis Regina; MOCROSKY, Luciane Ferreira. A Resolução de Problemas no ensino da matemática: perspectivas para a prática pedagógica. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2010. Curitiba: SEED/PR., 2010. V.1. (Cadernos PDE). Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2010/2010_utfpr_mat_artigo_elis_regina_pereira.pdf . Acesso em: 29. Jun de 2021.

POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e Adaptação de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

RICO, Aurora Vicente. Problema dos Problemas. Revista de Educação. São Paulo: n. 67, 1961.Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/128320. Acesso em: 10. Jul de 2021.

RUBIO, Juliana de Alcântara Silveira. O uso didático da calculadora no Ensino Fundamental: possibilidades e desafios. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Filosofias e Ciências, Universidade de São Paulo, Marília, 2003.

STANICK, G.M.A.; KILPATRICK, J. Historical Perspectives on Problem Solving in the Mathematics Curriculum. In: CHARLES, R.I; SILVER, E.A. (Eds.) The Teaching and Assessing of Mathematical Problem Solving: Research Agenda for Mathematics 18, 1989.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Oito temas sobre História da Educação Matemática. REMATEC, Natal,(RN). Ano 8, n.12, p. 22-50, Jan-Jun. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160384. Acesso em 28 jun. 2021.

VIRGENS, Wellington Pereira das. Resolução de problemas: história e perspectivas atuais. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba – Paraná, 2013. Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/3240_1017_ID.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

VIÑAO, Antonio. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: A. C.V. Mignot. Cadernos à vista: Escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2008, p. 15-

Téléchargements

Publiée

2021-12-28

Métricas


Visualizações do artigo: 509     PDF (Português (Brasil)) downloads: 215

Comment citer

SILVA, A. E. P. da. A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS EM UM CADERNO ESCOLAR DO SEGUNDO ANO DO ENSINO PRIMÁRIO (1963) . ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 3, p. 1–15, 2021. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2021.3.45. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/45. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos