A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS SOBRE AS ESCOLAS DE INICIAÇÃO AGRÍCOLA E O SEU ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.108

Palavras-chave:

Iniciação Agrícola, Ensino de Matemática, Ensino Profissional

Resumo

Este estudo analisa pesquisas sobre Escolas de Iniciação Agrícola (EIA) e o ensino de matemática nessas escolas, no período de 2006 a 2022. Foi realizada uma revisão sistemática, com base em teses e dissertações nacionais. O descritor utilizado para a busca foi "Iniciação Agrícola". As buscas foram feitas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Após aplicar critérios de inclusão e exclusão, foram localizados 17 estudos. Os critérios de inclusão foram: a) teses e dissertações indexadas na BDTD e/ou no catálogo da CAPES, no período de 2006 a 2022; b) estudos que abordaram Iniciação Agrícola. Os critérios de exclusão foram: a) teses e dissertações não relacionadas à iniciação agrícola; b) dissertações e teses repetidas nas bases de dados. Os resultados revelaram quatro estudos sobre as EIA, que, apesar de contribuírem para a compreensão histórica dessas instituições, não problematizaram especificamente as particularidades do ensino presente nessas escolas, ressaltando a importância de novas pesquisas sobre o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flavia Caraiba de Castro, UFSC

Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Canta Catarina (UFSC). Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Canta Catarina (UFSC). Professora de Matemática do Instituto Federal Catarinense (IFC), Videira, Santa Catarina, SC, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Amazonas 23, Santa Gema, Videira, SC, Brasil, CEP 89567-324.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC

Referências

BARBARESCO, C. S. Saberes a ensinar aritmética na Escola de Aprendizes Artífices (1909-1937) lidos nos documentos normativos e livros didáticos. 2019. 183f. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194962. Acesso em: 07 dez. 2021.

BARBARESCO, C. S. A Leitura e Escrita do passado do Ensino Profissional Técnico e suas Contribuições para a Educação Matemática. Boletim GEPEM, [S. l.], n. 81, p. 221–238, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/480. Acesso em: 10 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.4322/gepem.2022.039

BRASIL. Decreto-Lei n. 9.613, de 20 de agosto de 1946. Lei Orgânica do Ensino Agrícola.

Diário Oficial da União - Seção 1 - 23/8/1946, p. 12019.

BRASIL. Decreto n. 22.470, de 20 de janeiro de 1947. Fixa a rede de estabelecimento de ensino agrícola no território nacional. Diário Oficial da União - Seção 1 - 23/1/1947, p.1148.

CASTRO, F. C.; COSTA, D. A. A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL: um olhar para a Educação Profissional Técnica Agrícola (1954-1962). In: XX Seminário Temático Internacional, 2022, Osasco. Anais do XX Seminário Temático Internacional. Osasco: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática, 2022.

CHARTIER, R. O mundo como representação. In: CHARTIER, Roger. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Tradução de: Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Universidade/UFRGS, 2002, p. 61-80.

COUTINHO, E. G. Capitalismo tardio e educação profissional: as escolas agrotécnicas federais mineiras de Barbacena, Rio Pomba e Uberlândia (1940-1970). 2012. 377 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2012.

GÜTTSCHOW, G. G. Escola de Iniciação Agrícola de Araquari - SC: criação, currículos e formação profissional (1954-1967). 2018. Tese. Programa de Pós-Graduação em Educação, Setor de Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Anuário Estatístico do Brasil, 1946. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, v.7, 1947. 533 p. Acesso: https://bibliotecadigital.seade.gov.br/view/singlepage/index.php?pubcod=10020585&parte=1.Acesso em: 10 dez. 2021.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Maringá, v. 1, n. 1, p. 9-46, jan./jun. 2001. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38749/20279. Acesso em: 10 dez. 2021.

MACHADO, M. V. O. Catálogo seletivo de fotografias da Escola de Iniciação Agrícola General Vargas 1954 /1985 - São Vicente do Sul - RS. 2017. Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural. Instituição de Ensino: Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria. RS.

MINEIRO, E. C. G. M. De Escola de Iniciação Agrícola de Salinas a Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Salinas: um estudo de caso. 2017. 208f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista. 2017.

PINTO, N. B. O fazer histórico-cultural em educação matemática: as lições dos historiadores. In: Seminário de História da Matemática. 7, 2007, Guarapuava, Anais..., Guarapuava: Brasil, Universidade do Centro-Oeste, p. 109-127.

SAMPAIO, R. F. MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia. 2007. São Carlos, 11, (1), 83-89. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013. Acesso em: 28 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013

SILVA NETO, O. A caracterização de uma aritmética industrial para o ensino industrial e técnico brasileiro (1942-1968). 2021. 233f. Tese (Doutorado Educação Científica e Tecnológica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230703. Acesso em: 01 fev. 2022.

SOARES, L. E. S. Escola de iniciação agrícola "Gustavo Dutra": o poder disciplinar no contexto do ensino agrícola de Mato Grosso.' 01/03/2007 86 f. Mestrado em Educação. Instituição de Ensino: Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

VALENTE, W. R.; BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S. Saber profissional do professor que ensina matemática analisado em perspectiva histórica: contribuições teórico-metodológicas a partir do estudo sistemático de uma pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas. v. 21, n. 1, p. 1-20, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4025/rbhe.v21.2021.e161. Acesso em: 15 dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e161

VALENTE, W. R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT, Florianópolis, UFSC, v. 2.2, n.1, p.28-49, 2007.

Downloads

Publicado

2023-09-23

Métricas


Visualizações do artigo: 114     PDF downloads: 88

Como Citar

CASTRO, F. C. de; COSTA, D. A. da. A MATEMÁTICA NO ENSINO PROFISSIONAL AGRÍCOLA: REVISÃO SISTEMÁTICA DOS ESTUDOS SOBRE AS ESCOLAS DE INICIAÇÃO AGRÍCOLA E O SEU ENSINO DE MATEMÁTICA. ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.108. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/108. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos