SABERES PARA ENSINAR ARITMÉTICA: PROBLEMAS ARITMÉTICOS NA FORMAÇÃO DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL PEDRO II – BLUMENAU/SC (1946-1974)

Autores/as

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.106

Palabras clave:

História da educação matemática, Curso normal, Problemas aritméticos

Resumen

O presente texto teve como objetivo identificar elementos constitutivos dos saberes para ensinar aritmética relacionados aos problemas de aritmética prescritos na formação dos normalistas da Escola Normal Pedro II - Blumenau/SC (1946-1974). A base teórico-metodológica desta investigação foi Certeau (2017) para a escrita da história, Hofstetter e Schneuwly (2017) a respeito dos saberes para ensinar, e, as etapas de Valente (2018; 2020) para a análise das fontes. Os documentos priorizados na análise constam dos manuais pedagógicos: Didática da Escola Nova (Aguayo, 1952), Práticas Escolares (D'Ávila, 1965) e Metodologia do Ensino Primário (Fontoura, 1961). Os elementos constitutivos dos saberes para ensinar, relativos aos problemas aritméticos na análise, demonstraram: uma aritmética a ensinar relacionada às quatro operações fundamentais; uma abordagem de ensino e uma apresentação do objeto de ensino com o uso do método intuitivo e de objetos do cotidiano e interesse dos alunos; uma marcha de ensino que enfatizou o ensino de problemas aritméticos guiado por conhecimentos sobre a tipologia dos problemas e os programas escolares; e uma generalização do objeto de ensino que se mostrou um processo importante que deveria seguir um passo a passo organizado que verificasse e fixasse aprendizagens anteriores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cristiane Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Epistemologia e História da Ciência e da Matemática. É licenciada em Matemática pela UFSC - Campus Blumenau. Tem interesse de pesquisa nas áreas: História da Educação Matemática com foco na formação de professores; Educação Matemática com foco na resolução de problemas (ênfase nas teorias de George Pólya e Imre Lakatos). Atualmente é professora de matemática. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática Santa Catarina (GHEMAT-SC) - UFSC/CNPq e Grupo de Pesquisa Humanitas: Núcleo de Pesquisa em Epistemologias, Práticas e Saberes Interdisciplinares - UFSC/CNPq.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC.

Citas

AGUAYO, A. M. Didática da Escola Nova. 8 ed. série 3, v. 15. São Paulo: Companhia editora nacional, 1952. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116427. Acesso em: 10 jan. 2023.

CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2017.

CHERVEL, A. Histórias das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & educação, v. 2, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: https://www.ppec.ufms.br/files/2020/09/A-história-das-disciplinas-escolares-2020-09-

pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.

CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v. 6, n. 11, p. 5-24, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30596. Acesso em: 13 fev. 2022.

CIPRIANI, J. R. Escola Normal Pedro II (1940-1950): um estudo sobre a formação de sujeitos. 2006. 290 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, 2006. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/FURB_f5c2e64259d335c1103393d93ca3c47b . Acesso em: 04 maio 2021.

D’ÁVILA, A. Práticas Escolares. 10 ed. v. 1. São Paulo: Edição Saraiva, 1965. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160594. Acesso em: 10 fev. 2023.

FIORI, N. A. Aspectos da evolução do ensino público: ensino público e política de assimilação cultural no estado de Santa Catarina nos períodos imperial e republicano. Florianópolis, SC, 1975.

FONTOURA, A. do A. Metodologia do Ensino Primário. 6 ed. v. 3. Rio de Janeiro: Editora Aurora, 1961. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/159588. Acesso em: 12 dez. 2022.

FORTALEZA, F. J. dos S. Uma geometria para ensinar: elementos do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1920). 2021. 214f. Tese (Doutorado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224446. Acesso em: 18 abr. 2023.

GAERTNER, R. A matemática escolar em Blumenau (SC) no período de 1889 a 1968: da Neue Deutsche Schule à Fundação Universidade Regional de Blumenau. 2004. 248 f. Tese (Doutorado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMAT

ICA/Tese_Gaertner.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

GAERTNER, R.; HAIDEMANN, A. A formação matemática do normalista na Escola Normal Pedro II de Blumenau no período de 1946 a 1971. Relatório de Iniciação Científica. Mimeo: Blumenau, 2007.

GREGORIO, J. M. C. Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208334. Acesso em: 13 jan. 2023.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

LUNKES, M. E. Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina (1882-1950). 162 p. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212893. Acesso em: 11 dez. 2022.

MACIEL, V. B. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920). 312f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390. Acesso em: 15 dez. 2022.

PAULA, M. F. B. F. W. Escola nova em manuais didáticos de Alfredo Miguel Aguayo (Santa Catarina 1942-1949). 447 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006b/00006b89.pdf. Acesso em: 07 jan. 2023.

SANTA CATARINA. Decreto nº 3674, de 23 de janeiro de 1946. Expede Regulamento para os estabelecimentos de Ensino Normal. Florianópolis, SC, 1946. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99600. Acesso em: 01 dez. 2022.

SANTA CATARINA. Decreto nº 3786, de 28 de janeiro de 1947. Expede o programa para as Escolas Normais e Institutos de Educação. Florianópolis, SC, 1947. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134129. Acesso em: 04 jan. 2023.

SANTA CATARINA. Decreto nº SE 22-02-63/105, de 22 de fevereiro de 1963. Dispõe sobre a organização do Ensino Normal no Estado de Santa Catarina. Florianópolis. Acervo: Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, 1963. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200304. Acesso em: 02 dez. 2022.

SANTOS, C. A. dos. Os saberes para ensinar aritmética na formação de normalistas da Escola Normal Pedro II – Blumenau/SC (1946-1974). 167f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.

SANTOS, C. A. dos; COSTA, D. A. da. Escola Normal Pedro II – Blumenau/SC: saberes para ensinar aritmética na formação de normalistas. In: XX Seminário Temático Internacional: História da Produção Curricular em Matemática – Saberes para o ensino e formação de professores. Anais do XX Seminário Temática Internacional. Osasco, São Paulo, 2022. p. 1-13. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/151/260. Acesso em: 06 abr. 2023.

SILVA, V. B. da. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, v. 3, n. 2, p. 29-57, 2003. Disponível em: https://ojs.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38695. Acesso em: 18 abr. 2023.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 61-88, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HsQ3sYP3nM8mSGSqVy8zLgS/?format=pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.

VALENTE, W. R. A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. PARADIGMA, v. 41, p. 900-911, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268. Acesso em: 17 dez. 2022.

VALENTE, W. R. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. ALEXANDRIA – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, nov. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202049. Acesso em: 16 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51

VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, v. 20, n. 3, maio/jun. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3906

Publicado

2023-09-23

Métricas


Visualizações do artigo: 123     PDF (Português (Brasil)) downloads: 86

Cómo citar

SANTOS, C. A. dos; COSTA, D. A. da. SABERES PARA ENSINAR ARITMÉTICA: PROBLEMAS ARITMÉTICOS NA FORMAÇÃO DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL PEDRO II – BLUMENAU/SC (1946-1974). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.106. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/106. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a