SABERES PARA ENSINAR ARITMÉTICA: PROBLEMAS ARITMÉTICOS NA FORMAÇÃO DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL PEDRO II – BLUMENAU/SC (1946-1974)

Autores

DOI:

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.106

Palavras-chave:

História da educação matemática, Curso normal, Problemas aritméticos

Resumo

O presente texto teve como objetivo identificar elementos constitutivos dos saberes para ensinar aritmética relacionados aos problemas de aritmética prescritos na formação dos normalistas da Escola Normal Pedro II - Blumenau/SC (1946-1974). A base teórico-metodológica desta investigação foi Certeau (2017) para a escrita da história, Hofstetter e Schneuwly (2017) a respeito dos saberes para ensinar, e, as etapas de Valente (2018; 2020) para a análise das fontes. Os documentos priorizados na análise constam dos manuais pedagógicos: Didática da Escola Nova (Aguayo, 1952), Práticas Escolares (D'Ávila, 1965) e Metodologia do Ensino Primário (Fontoura, 1961). Os elementos constitutivos dos saberes para ensinar, relativos aos problemas aritméticos na análise, demonstraram: uma aritmética a ensinar relacionada às quatro operações fundamentais; uma abordagem de ensino e uma apresentação do objeto de ensino com o uso do método intuitivo e de objetos do cotidiano e interesse dos alunos; uma marcha de ensino que enfatizou o ensino de problemas aritméticos guiado por conhecimentos sobre a tipologia dos problemas e os programas escolares; e uma generalização do objeto de ensino que se mostrou um processo importante que deveria seguir um passo a passo organizado que verificasse e fixasse aprendizagens anteriores.

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Biografia do Autor

Cristiane Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Epistemologia e História da Ciência e da Matemática. É licenciada em Matemática pela UFSC - Campus Blumenau. Tem interesse de pesquisa nas áreas: História da Educação Matemática com foco na formação de professores; Educação Matemática com foco na resolução de problemas (ênfase nas teorias de George Pólya e Imre Lakatos). Atualmente é professora de matemática. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática Santa Catarina (GHEMAT-SC) - UFSC/CNPq e Grupo de Pesquisa Humanitas: Núcleo de Pesquisa em Epistemologias, Práticas e Saberes Interdisciplinares - UFSC/CNPq.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC.

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Publicado

2023-09-23

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Como Citar

SANTOS, C. A. dos; COSTA, D. A. da. SABERES PARA ENSINAR ARITMÉTICA: PROBLEMAS ARITMÉTICOS NA FORMAÇÃO DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL PEDRO II – BLUMENAU/SC (1946-1974). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.106. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/106. Acesso em: 3 dez. 2024.

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