SABERES PARA ENSINAR ARITMÉTICA: PROBLEMAS ARITMÉTICOS NA FORMAÇÃO DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL PEDRO II – BLUMENAU/SC (1946-1974)

Auteurs

DOI :

10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.106

Mots-clés :

História da educação matemática, Curso normal, Problemas aritméticos

Résumé

O presente texto teve como objetivo identificar elementos constitutivos dos saberes para ensinar aritmética relacionados aos problemas de aritmética prescritos na formação dos normalistas da Escola Normal Pedro II - Blumenau/SC (1946-1974). A base teórico-metodológica desta investigação foi Certeau (2017) para a escrita da história, Hofstetter e Schneuwly (2017) a respeito dos saberes para ensinar, e, as etapas de Valente (2018; 2020) para a análise das fontes. Os documentos priorizados na análise constam dos manuais pedagógicos: Didática da Escola Nova (Aguayo, 1952), Práticas Escolares (D'Ávila, 1965) e Metodologia do Ensino Primário (Fontoura, 1961). Os elementos constitutivos dos saberes para ensinar, relativos aos problemas aritméticos na análise, demonstraram: uma aritmética a ensinar relacionada às quatro operações fundamentais; uma abordagem de ensino e uma apresentação do objeto de ensino com o uso do método intuitivo e de objetos do cotidiano e interesse dos alunos; uma marcha de ensino que enfatizou o ensino de problemas aritméticos guiado por conhecimentos sobre a tipologia dos problemas e os programas escolares; e uma generalização do objeto de ensino que se mostrou um processo importante que deveria seguir um passo a passo organizado que verificasse e fixasse aprendizagens anteriores.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Métriques

Chargements des métriques ...

Bibliographies de l'auteur

Cristiane Aparecida dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Epistemologia e História da Ciência e da Matemática. É licenciada em Matemática pela UFSC - Campus Blumenau. Tem interesse de pesquisa nas áreas: História da Educação Matemática com foco na formação de professores; Educação Matemática com foco na resolução de problemas (ênfase nas teorias de George Pólya e Imre Lakatos). Atualmente é professora de matemática. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática Santa Catarina (GHEMAT-SC) - UFSC/CNPq e Grupo de Pesquisa Humanitas: Núcleo de Pesquisa em Epistemologias, Práticas e Saberes Interdisciplinares - UFSC/CNPq.

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service d'Histoire de l'Éducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001) e mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Metodologia de Ensino e subcoordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC.

Références

AGUAYO, A. M. Didática da Escola Nova. 8 ed. série 3, v. 15. São Paulo: Companhia editora nacional, 1952. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/116427. Acesso em: 10 jan. 2023.

CERTEAU, M. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2017.

CHERVEL, A. Histórias das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & educação, v. 2, n. 2, p. 177-229, 1990. Disponível em: https://www.ppec.ufms.br/files/2020/09/A-história-das-disciplinas-escolares-2020-09-

pdf. Acesso em: 02 fev. 2023.

CHOPPIN, A. O historiador e o livro escolar. História da Educação, Pelotas, v. 6, n. 11, p. 5-24, 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/30596. Acesso em: 13 fev. 2022.

CIPRIANI, J. R. Escola Normal Pedro II (1940-1950): um estudo sobre a formação de sujeitos. 2006. 290 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Regional de Blumenau - FURB, Blumenau, 2006. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/FURB_f5c2e64259d335c1103393d93ca3c47b . Acesso em: 04 maio 2021.

D’ÁVILA, A. Práticas Escolares. 10 ed. v. 1. São Paulo: Edição Saraiva, 1965. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/160594. Acesso em: 10 fev. 2023.

FIORI, N. A. Aspectos da evolução do ensino público: ensino público e política de assimilação cultural no estado de Santa Catarina nos períodos imperial e republicano. Florianópolis, SC, 1975.

FONTOURA, A. do A. Metodologia do Ensino Primário. 6 ed. v. 3. Rio de Janeiro: Editora Aurora, 1961. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/159588. Acesso em: 12 dez. 2022.

FORTALEZA, F. J. dos S. Uma geometria para ensinar: elementos do saber profissional do professor que ensina matemática (1870-1920). 2021. 214f. Tese (Doutorado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Instituto de Educação Matemática e Científica, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224446. Acesso em: 18 abr. 2023.

GAERTNER, R. A matemática escolar em Blumenau (SC) no período de 1889 a 1968: da Neue Deutsche Schule à Fundação Universidade Regional de Blumenau. 2004. 248 f. Tese (Doutorado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMAT

ICA/Tese_Gaertner.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

GAERTNER, R.; HAIDEMANN, A. A formação matemática do normalista na Escola Normal Pedro II de Blumenau no período de 1946 a 1971. Relatório de Iniciação Científica. Mimeo: Blumenau, 2007.

GREGORIO, J. M. C. Matemática para ensinar soma: análise de manuais pedagógicos publicados no Brasil dos anos 1950 aos 1970. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/208334. Acesso em: 13 jan. 2023.

HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans) formação: um tema central da formação de professores. São Paulo: Livraria da Física, 2017. p. 113-172.

LUNKES, M. E. Saberes para ensinar aritmética mobilizados nas práticas do/de ensino na formação dos professores primários em Santa Catarina (1882-1950). 162 p. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/212893. Acesso em: 11 dez. 2022.

MACIEL, V. B. Elementos do saber profissional do professor que ensina matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 - 1920). 312f. Tese (Doutorado em Ciências) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199390. Acesso em: 15 dez. 2022.

PAULA, M. F. B. F. W. Escola nova em manuais didáticos de Alfredo Miguel Aguayo (Santa Catarina 1942-1949). 447 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006b/00006b89.pdf. Acesso em: 07 jan. 2023.

SANTA CATARINA. Decreto nº 3674, de 23 de janeiro de 1946. Expede Regulamento para os estabelecimentos de Ensino Normal. Florianópolis, SC, 1946. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99600. Acesso em: 01 dez. 2022.

SANTA CATARINA. Decreto nº 3786, de 28 de janeiro de 1947. Expede o programa para as Escolas Normais e Institutos de Educação. Florianópolis, SC, 1947. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/134129. Acesso em: 04 jan. 2023.

SANTA CATARINA. Decreto nº SE 22-02-63/105, de 22 de fevereiro de 1963. Dispõe sobre a organização do Ensino Normal no Estado de Santa Catarina. Florianópolis. Acervo: Biblioteca Pública do Estado de Santa Catarina, 1963. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/200304. Acesso em: 02 dez. 2022.

SANTOS, C. A. dos. Os saberes para ensinar aritmética na formação de normalistas da Escola Normal Pedro II – Blumenau/SC (1946-1974). 167f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2023.

SANTOS, C. A. dos; COSTA, D. A. da. Escola Normal Pedro II – Blumenau/SC: saberes para ensinar aritmética na formação de normalistas. In: XX Seminário Temático Internacional: História da Produção Curricular em Matemática – Saberes para o ensino e formação de professores. Anais do XX Seminário Temática Internacional. Osasco, São Paulo, 2022. p. 1-13. Disponível em: http://anais.ghemat-brasil.com.br/index.php/STI/article/view/151/260. Acesso em: 06 abr. 2023.

SILVA, V. B. da. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, v. 3, n. 2, p. 29-57, 2003. Disponível em: https://ojs.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38695. Acesso em: 18 abr. 2023.

TANURI, L. M. História da formação de professores. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 14, p. 61-88, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HsQ3sYP3nM8mSGSqVy8zLgS/?format=pdf. Acesso em: 15 jan. 2023.

VALENTE, W. R. A Pesquisa sobre História do Saber Profissional do Professor que Ensina Matemática: Interrogações Metodológicas. PARADIGMA, v. 41, p. 900-911, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209268. Acesso em: 17 dez. 2022.

VALENTE, W. R. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. ALEXANDRIA – Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, nov. 2019. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/202049. Acesso em: 16 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2019v12n2p51

VALENTE, W. R. Processos de investigação histórica da constituição do saber profissional do professor que ensina matemática. Acta Scientiae, v. 20, n. 3, maio/jun. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189543. Acesso em: 12 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.17648/acta.scientiae.v20iss3id3906

Téléchargements

Publiée

2023-09-23

Métricas


Visualizações do artigo: 122     PDF (Português (Brasil)) downloads: 85

Comment citer

SANTOS, C. A. dos; COSTA, D. A. da. SABERES PARA ENSINAR ARITMÉTICA: PROBLEMAS ARITMÉTICOS NA FORMAÇÃO DOS NORMALISTAS DA ESCOLA NORMAL PEDRO II – BLUMENAU/SC (1946-1974). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, [S. l.], v. 5, 2023. DOI: 10.55928/ACERVO.2675-2646.2023.5.106. Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/106. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice